O carboidrato a noite é realmente um vilão para quem quer perde peso? Pesquisadores ingleses estão tentando provar que não é bem assim. Que tal saber um pouco mais sobre o assunto?
Quem busca perder peso, de cara já procura cortar alimentos carregados com açucares e gordura, e carboidrato a noite, nem pensar. Entretanto, um estudo que se inicia na Universidade de Surrey, na Inglaterra, aponta que a história não é bem assim.
A pesquisa monitorada pelo Dr. Adam Collins, separou um grupo de pessoas, e preparou uma dieta específica de carboidratos pela manhã. Ao final de um período, os níveis de glicose no sangue desse grupo foram de 15,9 unidades. Até aí, tudo bem.
O inesperado aconteceu quando a dieta foi invertida: o carboidrato a noite foi o carro chefe. Os níveis de glicose baixaram para 10,4 unidades.
Mas afinal, carboidrato a noite realmente engorda?
Segundo Collins, a pesquisa será ampliada para expressar resultados conclusivos. Mas, inicialmente o médico acredita que o diferencial no consumo de carboidratos é o intervalo.
Pela manhã nosso corpo absorve bem esses nutrientes, pois passamos a madrugada sem comer. E o carboidrato a noite no estudo não acumulou números altos de glicose, pois o consumo durante o dia não existiu.
Sem excessos
Enquanto a pesquisa não anda e não confirma seus resultados, o legal é não cometer excessos, tanto para mais quanto para menos. Privar-se de alimentos em dietas milagrosas é tão ruim quanto comer eles.
Para estar bem com seu corpo, a melhor dica ainda é manter o equilíbrio. Monte pratos coloridos para obter os nutrientes diferentes. Outra dica pode ser pequenos lanches entre as refeições ainda são a melhor forma de não se farta durante almoço e janta, por exemplo. E claro, cuide de sua saúde realizando exercícios físicos.